", enable_page_level_ads: true }); Astrologia de Vênus e Mercúrio: Esotérico - Mercurio - Signo de Virgem

terça-feira, 3 de março de 2015

Esotérico - Mercurio - Signo de Virgem



Esoterico - Mercúrio - signo de Virgem
 Alan Oken 
Pesquisado por DharmadhannyaEl

A Luz Dual Combinada 
São vistas duas luzes - uma brilhante e forte, a luz da forma; outra vaga e tênue, a luz de Deus. Essa luz é distinguida por um crescimento de uma e a diminuição da outra. Difere da luz em Gêmeos. 

Raio de Manifestação: Segundo e Sexto. 

Regentes Planetários e seus Raios: 
Na personalidade: Mercúrio Quarto Raio 

Na Alma: Lua Quarto Raio.
Em Leão, a humanidade prende a sensibilidade ao Eu Superior pelo intenso foco da autopercepção multinivelada que caracteriza esse signo. É em Virgem que estes processos
de exteriorização da Alma no plano físico são empreendidos.

A esse respeito, Virgem é considerado o signo do "Cristo oculto", já que representa a gestação interna e o crescimento da energia da Alma em cada urn de nos. Esse é o signo da fecundidade e é regido pela Lua, simbolizando a Mãe de Todas as Formas.

Essas formas e princípio mãe escudam e criam, protegem e ocultam, dilatando-se com todo o potencial do nascimento. A mãe reúne todos os nutrientes necessários para alimentar seu filho em gestação e proporciona que eles passem através de si de uma forma combinada e destilada para o embrião em seu útero. Então, no ciclo de evolução certo, a Mãe da a luz ao seu "Filho", revelando a realidade espiritual oculta.

Esse processo de gestação é a função de Virgem. Gêmeos e Virgem são muito estreitamente relacionados, especialmente no nível da personalidade, pois ambos são regidos por Mercúrio. Na expressão das faculdades racionais da mente, que são em grande parte da competência do Mensageiro, Gêmeos rege o processo de análise, enquanto Virgem é relativo à síntese.


Essa relação também é refletida esotericamente. Dessa perspectiva, a principal diferença é que, em Gêmeos, a Alma e a personalidade são entidades separadas constantemente relacionando e equilibrando uma a outra.

Em Virgem, a personalidade e a Alma se combinam, mas essa fusão ainda tem que assumir sua manifestação objetiva. Com efeito, Virgem representa a sentença "Cristo em você, esperança de Gloria." Assim, o estágio evolutivo do desenvolvimento humano indicado por Virgem é o estímulo da vida subjetiva dentro de cada urn de nós.

Esse é o impulso vivificante da presença da Alma, mas a consciência da Alma ainda esta por nascer. Este nascimento para a vida objetiva, e a responsabilidade que tal parto implica, levara mais nove meses, ou signos astrológicos, para atingir seu clímax.

Assim, se fôssemos contar nove signos na roda reversa (a Roda do Homem), o nascimento de uma Alma existente na forma de urn ser humano apareceria no signo do lniciado, Capricórnio.

Virgem, a Donzela, esta intimamente ligada a esse processo do nascimento do Cristo, o Salvador – a graça da divindade que habita no interior. É na exteriorização desta graça interna que cada homem ou mulher encontra seu lugar legítimo no mundo
material e é, então, capaz de completar a sua própria incumbência de vida.

Afinal, Virgem é o signo do "trabalho" da pessoa - seu lugar no mundo prático. Isso pode explicar por que os virginianos são tão preocupados em encontrar o seu próprio meio de vida, e por que trabalhar, e por que a frequentemente necessidade compulsiva de executar a função adequada no esquema maior das coisas é parte tão integrante das pessoas que são fortemente influenciadas por esse signo.

O parágrafo acima pode parecer conter uma afirmação declaradamente cristã, e pode parecer fora de contexto, vinda de um esoterista não devotado à religião e estudante dos Ensinamentos da Sabedoria Antiga.

Portanto, uma explicação a esse respeito é necessária. O Cristo, vindo da palavra grega Cristos, ou "Ser Ungido", é urn Ofício Divino de grau muito elevado. E assumido por diferentes grandes seres em sucessão cíclica. O Cristo, na anterior Era Pisciana, veio como o Senhor Jesus, cujo nome (já que Era um homem israelita) vem da palavra hebraica que significa “salvador” que era um homem de Israel ) vem da palavra hebraica que significa "salvador" - Yahweh.

Na nossa tradição esotérica, falamos do próximo Cristo como sendo o Senhor Maitreya. Não importa quem assuma o ofício divino de Cristo, a energia deste grande ser é a síntese de todas as Almas humanas.

O Cristo é na verdade a Alma da humanidade, cuja dádiva é Amor encarnado. Assim, e bastante verdadeiro que é através de Cristo (Amor, a Alma), mas não necessária ou exclusivamente através de igrejas cristãs (porque essas representam apenas urn dos muitos "nobres caminhos" para as pessoas trilharem em sua busca da Luz) que alcançamos a Luz da mônada, o Espírito, o próprio Deus.

Apesar de as formas das várias igrejas e religiões se terem revelado urn ingrediente muito importante de aproximação da humanidade coma Divindade, devemos tomar muito cuidado para não venerá-las (o que é difícil, já que as formas tendem a venerar a si mesmas), mas vê-Ias como os veículos respeitados pela Luz Divina que elas contêm.

Virgem é, portanto, uma lição sobre discriminação da forma. Os indivíduos nascidos neste signo ou com Virgem ascendendo seguidamente descobrirão que estes testes de discriminação material estão na própria essência de suas vidas.

Os Ensinamentos da Sabedoria Antiga nos dizem que o nome Virgem e uma corruptela de urn nome atlante que era dado ao Princípio Mãe. Lilith, a lua negra da astrologia, era o nome da última Deusa Virgem de Atlântida. Ha três outros nomes para a Virgem que devemos examinar, pois revelarão mais sobre a natureza esotérica desse signo: Eva, Ísis e Maria.

Eva é o símbolo da natureza mental da humanidade e representa o desejo de conhecimento. Simboliza o comer do “fruto da árvore”, ou a informação obtida da encarnação física pela Alma.

Ísis tem duas formas: oculta e revelada. Ela também representa a reunião dessa informação, mas seu domínio é o reino das emoções. O véu de Ísis tem a ver com as ilusões do plano astral enquanto o descobrimento da deusa revela a percepção da verdade oculta.

A origem do nome Maria é muito antiga. É constantemente associada à água, seja da raiz sânscrita maya, da hebraica ou da latina mare. Maria e a matriz materna da forma, originada no oceano. É do corpo físico de Maria que o nasceu o ''Peixes Celestial'', Jesus, o salvador ungido da Era de Peixes.

Virgem em seus três aspectos de mente, emoções e corpo, representa as qualidades sintéticas do Princípio Mãe, que está combinando os nutrientes adequados para o seu rebento que está por nascer; ela está reunindo informação apropriada para o crescimento da Alma.

Virgem simboliza a profundeza e escuridão em que a Luz é protegida (Tara Negra) Seu é o útero do tempo", em que o pIano de Deus gesta vagarosamente e é trazido à manifestação.

Estamos agora no "oitavo mês" desse período de gestação, pois esse é o número de signos de Virgem até a roda reversa. Portanto, estamos começando a última fase de uma grande preparação.

É uma fase que levará outros 2.160 anos, mas
que inevitavelmente conduzira à Era de Capricórnio - O "nono signo", e o nascimento do Iniciado/Cristo/Messias. A Era de Aquário e, assim, uma Era de preparação para o Advento do Ser.

É um período em que o processo de individuação leonino dará origem à necessária consciência grupal de uma humanidade e a exteriorização da Alma una, que é a vida interior dessa humanidade.

Examinemos alguns relacionamentos de Raio de Gêmeos, Virgem, Mercúrio e da Lua para que se possam revelar alguns dos profundos significados inerentes a esses signos e planetas. Gêmeos e Virgem são ambos os veículos para a exteriorização do Segundo Raio do Amor/Sabedoria. Virgem também manifesta o Sexto Raio da Devoção.

A fusão e relação das qualidades desses dois signos dão a todas as formas de vida a oportunidade de expressar a qualidade de Amor essencial que é a consciência da divindade em nosso sistema solar.

A Lua, "Mãe de Todas as Formas", manifesta-se no mesmo Raio que Mercúrio, o Quarto Raio da Harmonia e Conflito, que tem como função o equilíbrio entre o Espírito e o Amor (e é, por consequência, uma fusão dos Raios Um e Dois.

O Quarto é e também um Raio de Atributos, já que é uma emanação do Raio Três. E esse terceiro que fica por detrás das formas físicas como Raio coordenador, de modo que as idéias do Criador possam ser expressas através dos reinos inferiores. O Quarto é também chamado "O Raio da Vida Essencial". 

Isso significa que estamos sempre em ação, em nossas vidas cotidianas, tentando equilibrar a vontade, o Amor e as idéias essenciais com as formas que estes assumem. Isso também requer os nossos contínuos esforços para integrar e combinar o nosso sentimento de poder pessoal (Um) com a sabedoria (Dois) e a inteligência (Três) para extrair harmonia dos conflitos da vida.

O Quarto também é chamado "Raio da Beleza", e a busca da mesma é um fator primário do "descontentamento divino" que mobiliza a humanidade, o quarto reino.

Em vista desses fatores, podemos ver que Virgem é totalmente ligada ao poder coesivo da Mãe e a energia de Amor / sabedoria, pois Virgem e signo intimamente relacionado ao Segundo, Quarto e Sexto Raios em virtude das energias planetárias que atuam através de si.

Através da Lua, Virgem relaciona-se com Câncer, e quanto mais estudamos estes dois signos, mais esse relacionamento se demonstra. Como vimos, Câncer é a matriz aquosa da vida primordial. Representa a energia difusa da consciência de massa, capaz de ir para qualquer direção quando impelida pela vontade do Pai/Espírito.

Câncer é a bolsa aminiótica e os nutrientes contidos no líquido amniótico. Sob esse aspecto, Câncer é representativo da abundância potencial que nos cerca, em nossa vida diária, se somente aprendermos a usar corretamente a nossa força de vontade para drená-la para isso.

Virgem, um signo do elemento terra, e o analítico Mercúrio, regente esotérico de Virgem, distingue a totalidade potencial da Mãe Câncer nas inúmeras formas que todos nós, os filhos dessa mãe, necessitamos no nosso quotidiano.

Assim Câncer, a matriz de Terceiro Raio, conecta-se com Virgem através das qualidades de Quarto Raio da Lua e traz para a vida o que é necessário a cada um de nós para que façamos a nossa parte na Obra única.

O Tibetano resume muito claramente o intercâmbio entre Virgem e Câncer, Mercúrio e Lua:

Quando Mercúrio, o Mensageiro Divino, o princípio da ilusão e a expressão da mente superior ativa, tiver cumprido sua missão e "conduzido a humanidade para a luz" e o Menino Jesus para fora do útero do tempo e da carne para a luz do dia e da manifestação, então a tarefa daquele grande centro que chamamos humanidade estará cumprida.

VIRGEM na Cruz Mutável (indivíduo totalmente centrado na personalidade). Nesse estágio de evolução, o impulso de acumular recursos é instintivo. Isso pode facilmente resultar numa vida atravancada em que ambos os ambientes, o físico exterior e o mundo do pensamento subjetivo, estão cheios de ítens e idéias que são necessários e desnecessários.

Para Virgem neste nível, e muito difícil saber distinguir entre "o bebê e a água do banho"(11) e, como consequência, frequentemente falta ao indivíduo a discriminação tanto física quanto mental. Forma e apego à mesma são considerações primordiais, resultando em aquisição compulsiva.

Esse tipo de Virgem tem horror a espaços vazios e encherá a atmosfera com palavras excessivas, os armários com roupas supérfluas e sua mente com pensamentos desnecessários.

Por trás de toda essa atividade esta o medo do vazio, de não ter, e da escuridão subjetiva em que Virgem, se apenas relaxasse por tempo suficiente, descobriria aquela centelha de Amor coeso e curador.

Como o medo da introspecção predomina em tão grande escala, há uma tendência de Virgem exteriorizar um muro protetor de materialidade e de atenção excessiva aos detalhes.

Desse modo Virgem pode proteger a si mesmo de ainda uma outra ansiedade profunda – a de que outras pessoas possam perceber a sua falta de coesão e o vácuo aparente em seu âmago. No entanto, e dentro deste próprio vácuo que ele pode encontrar a sua salvação e paz.

VIRGEM na Cruz Fixa (o despertar para o relacionamento Alma-personalidade). Aqui e onde encontramos aquele Virgem tipicamente crítico - o perfeccionista em busca da síntese exata e adequada a todas as situações. O processo de discernimento está determinado e energicamente em ação enquanto Virgem muda da acumulação instintiva para a objetivação refinada de si mesmo no mundo objetivo das formas.

Sua coleção e autopreservação adquirem muito maior clareza à medida que seu sentido do eu torna-se mais forte e definido. É discriminador e analítico. Nesse estagio de evolução pessoal, Virgem é plausível de ser exatamente o oposto do tipo acumulador, centrado na personalidade. Seu mundo é organizado e dedicado à fusão consciente de influências.

A esse respeito, ele é constantemente encontrado limpando e purgando a si mesmo de encontros, coleções, ideologias e experiências anteriores. Anseia reter o que é de valor e livrar-se do que não tem função prática em sua vida, seja isso um relacionamento, um trabalho, uma idéia ou urn utensílio de cozinha.

Se algo não funciona, que seja jogado fora ou passado adiante! No estagio anterior, Virgem normalmente não pode fazer essas avaliações objetivas, preso como esta na necessidade de acumular e armazenar indiscriminadamente.


Agora o serviço entra no quadro de referência de Virgem. O virginiano na Cruz Mutável dirá ao mundo: "Eu me adapto a qualquer lugar, faço qualquer coisa, opero e sobrevivo sob qualquer circunstância."

Isso é o efeito da Lua e de Mercúrio atuando através do Quarto Raio no nível da personalidade do chakra raiz. Virgem na Cruz Fixa é muito mais inclinado a dizer: "Eu gostaria de fazer algo que me proporcionasse uma determinada forma de auto-expressão criativa - uma auto-expressão que beneficie e sirva aos outros ao longo do processo -, de modo que eu possa ter uma compreensão mais clara da minha função e papel na sociedade."

O primeiro quadro de referência é aquele em que Virgem procura relacionamentos e ocupações para sustentar a sobrevivência pessoal num nível físico e/ou emocional muito básico. Isso significa que Virgem centrado na personalidade é muito mais inclinado a ter relacionamentos indiscriminados.

Isso proporciona, num nível básico, a forma de intimidade física, criando a ilusão de que ele não tem que lidar com o vazio no nível emocional. E claro que esse não é o caso de Virgem que esta despertando para a Luz interior.

Virgem na Cruz Fixa move-se para frente e para trás, num ritmo de plenitude e vazio. Esta constantemente experimentando física, mental e emocionalmente, durante todo o tempo reunindo aquelas experiências que o levarão a um estágio em que se sente pronto para gerar a sua verdadeira missão e realizar a sua verdadeira incumbência
de trabalho e de serviço.

VIRGEM na Cruz Cardeal (o indivíduo centrado na Alma). O serviço e a atividade da Alma dominam completamente a vida do virginiano que alcançou a Cruz Cardeal. As experiências necessárias dos três mundos da personalidade foram cumpridas e efetuou-se uma perfeita fusão e síntese. Virgem pode pegar todos os seus recursos acumulados e dá-los a um mundo necessitado de alimento e cuidado.

E aqui que o Segundo e Sexto Raios de Amor/Sabedoria e Devoção entram em ação no seu ponto máximo, em termos de suas expressões humanas. A vida é conduzida como um ato de Amor. A devoção à universalidade da espécie humana esta no âmago do seu ser, e este âmago agora esta animado e iluminado pela irradiação da Alma. Virgem é o signo da estrela de seis pontas da personalidade infundida pela Alma. É através do campo de forma amoroso e magnético da Alma/presença de Cristo interior que a Lei de Atração atua e os três veículos da personalidade se fundem e combinam, alinhando-se com os tres veículos da Alma correspondentes (veja diagrama 5). Virgem na Cruz Cardeal realizou em si esse processo e o promove no mundo a sua volta através do seu foco de cura e o servir ao mundo.

Palavras tônicas de Virgem.

Mutável Fixo Cardeal
Serve a si Discriminado Inclusivo
desordenado Busca da ordem A Ordem no caos
medo do vazio sensação dos recursos Pleno de recursos
Escondendo-se do eu/ trabalhando no eu / auto-realizado como Amor
Pela sobrevivência / discriminadamente criativo/ Veículo do Criador
Aprisionado pela forma co-Criador da forma / Forma do Criador.

Frases tônicas de Virgem.

Que e reine a matéria. Matéria é forma e vem da palavra latina mater, que quer dizer "mãe". Na roda comum, Virgem e tão intimamente ligado a vida da forma que a consciência até agora não desenvolveu a objetivação necessária para a sua liberação como luz. Contudo é através das lições da matéria que Virgem, num estágio posterior, vem a apreciar aquela preciosa pureza interior como o embrião da presença da Alma, que no estágio anterior era vista com receio e medo.

Sou a mãe e a criança. Eu, Deus, eu matéria sou. Estas são as palavras da Alma, reconhecendo a sua função como veículo para a Luz do Pai.

Essa é também uma afirmação para a unidade aperfeiçoada e fundida em que o Espírito (Deus), a Alma (Cristo) e o Corpo (Matéria/Mãe) estão todos unificados. De fato, esta lição de Virgem nos revela que a matéria e seu criador são apenas uma linha continua de expressão cósmica.

É através da consciência (aquela qualidade da Alma) que a humanidade chega a esse entendimento. É através do serviço a humanidade que tal percepção da vida eterna e de todas as suas formas é despertada na realidade física.

11 Bailey, Esoteric Astrology' p. 273. Se refletirmos sobre a relacão existente entre Mercúrio, a Lua, a Humanidade e o Quarto Raio (que predomina a expressão de todos os três), aprenderemos muito quanto às bases da natureza humana.


Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

Meus blogs
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/dharmadhannyael
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

Eu estou no G+ :
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.


Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
 Gabriel, Rafael, 
Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,  
Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
 e me protegendo Com a Justiça Divina.
Amém!

Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:

http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário