", enable_page_level_ads: true }); Astrologia de Vênus e Mercúrio: A auto estima da Criança de Escorpião

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

A auto estima da Criança de Escorpião




A autoestima da  Criança de Escorpião

A Criança  de Escorpião  Escorpião - A auto estima 

 (DE 24 DE OUTUBRO A 22 DE NOVEMBRO)

 Postado por Dharmadhannyael

 Revisado
                             “Eu sou um guerreiro e da batalha saio triunfante”.

“Na clareza desta frase podemos observar que Escorpião sabe que há um conflito (dualidade), no qual ele é um guerreiro, (consciência espiritual aplicada de forma ativa), e que em sua luta, (experiência), está inscrito o germe do triunfo, (Conquista da Unidade ou Consciência da Alma)”.    Alice Bailey

“O Escorpião sabe o que quer. É capaz de por em movimento uma dose enorme de poder espiritual para atingir os objetivos que tem em vista.”

Os pais precisam compreender que Escorpião  é um signo regido por Marte que luta com paixão pela vida, pelo poder, pelo bem de todos e por segurança A família deve observar como a criança enfrenta as adversidades, as frustrações da vida, como entra em ação quando há algo a conquistar ou defender,  ou como usa sua energia em momentos de tensões e conflitos.

 A função pedagógica da família é ensinar a criança, o adolescente a pensar com a consciência da discriminação do certo e do errado, do bem/mal e que toda ação tem uma reação no universo. A reação emocional impulsiva, instintiva é uma reação da personalidade ou ego, e a consciência das virtudes  é uma qualidade da Alma/Espírito.

Eu resumi um texto de Nunes, um pensador espiritualista faz uma analise do tema com sabedoria.

“Para Sócrates, a essência do homem é a sua alma. Alma, entendida como a sede do pensamento e do comportamento ético.

A principal virtude do homem é o conhecimento. E o principal vício, a ignorância, responderá Sócrates.

Sendo o homem essencialmente uma alma e considerando que a característica essencial desta alma é a racionalidade, logo, tornar a alma boa, em conformidade com a sua natureza, é exercer esta racionalidade através da aquisição do conhecimento.
Assim, Sócrates opera uma verdadeira revolução no campo dos valores éticos, pois os verdadeiros valores não serão mais os exteriores ao homem, como riqueza, poder, fama e tampouco os ligados ao corpo como a vida, o vigor, a saúde e a beleza.

 Os verdadeiros valores dirão respeito à alma. Neste sentido, o pensamento socrático reduz toda a multiplicidade de virtudes (justiça, fortaleza, temperança, coragem) a uma só (conhecimento).

 “Ninguém peca voluntariamente”, ou seja, nós sempre queremos o bem para nós mesmos e se realizamos o mal, o fazemos por ignorância, ou seja, por desconhecer o que é o bem.

Para Sócrates “o verdadeiro homem livre é aquele que sabe dominar seus instintos e o homem escravo é aquele que, não sabendo dominar seus instintos, torna-se vítima deles”.  “para mim, quem é virtuoso, seja homem ou mulher, é feliz, ao passo que o injusto e malvado é infeliz”.


Agostinho irá em direção à superação do intelectualismo socrático, pois irá postular que a vontade nem sempre se submete ao conhecimento do que é correto e que, pelo contrário, é muito comum a vontade se insurgir contra as deliberações éticas do conhecimento.

Para ele a liberdade está na esfera da vontade e não da razão e que apesar da vontade e da razão pertencerem ao espírito humano, a vontade possui uma autonomia própria.

Em poucas palavras, para Agostinho a razão conhece e a vontade escolhe, podendo até mesmo escolher o irracional.

Segundo Kant, o supremo bem requer a adequação da vontade à lei moral, e a perfeita adequação da vontade à lei moral significa “santidade”, e como ninguém neste mundo pode concretizá-la “ela só poderá ser encontrada em um progresso infinito.”

Entendemos que o resgate da ideia de liberdade é fundamental na discussão de temas ligados à consciência, à virtude e à liberdade. Não é possível falar em moral sem liberdade de escolha, afinal, como dizem os colaboradores extrafísicos de Allan Kardec, “sem o livre arbítrio o homem seria uma máquina”.

“Para Winnicott, a possibilidade do exercício da agressividade é fundamental para esta não degradar em violência. No entanto, para que isso ocorra, é necessária a existência de um ambiente - que vai dos cuidados maternos à sociedade - que propicie um lugar de reconhecimento e legitimação dos seus aspectos construtivos e destrutivos, e que ofereça a possibilidade de reparação dos eventuais danos causados por estes.

Vale ressaltar que a criança que não manifesta seus impulsos agressivos tende a voltá-los para ela mesma, contra o seu eu, pode ficar tímida, perturbada, puxar os cabelos ou roer as unhas, deprimir-se, censurar-se, entre outros. Tratando de crianças (2 a 6 anos) devemos considerar que alguns comportamentos agressivos são normais, posto que as mesmas estão aprendendo a lidar com seus impulsos”.

A criança de Escorpião nascem com um grande potencial para a liderança, para lutar com a Força da sua Inteligência e alcançar seus objetivos. Inconscientemente ela sente a sua força e o seu potencial e sabe que precisa da família para “educar” sua “agressividade”  , impulsividade para o seu futuro.

 Precisa ter espaço para falar, para brincar, para aprender e para amadurecer e de um ambiente familiar, social e escolar acolhedor e aceitar incondicionalmente a criança como ela é.

A energia mais forte de Escorpião é a força e intensidade de seu desejo, ou força de vontade consciente da Alma que nele alcança um grau tão singular de intensidade.

A força do desejo é movida pela necessidade, Escorpião é o signo dos desejos tenazes, ou  da força da vontade (Espírito), do poder pessoal e da profundidade. Esse signo pertence ao elemento água, o que lhe confere uma densa emocionalidade, desejo de segurança, e força para conseguir o quer por meios indiretos.

Na astrologia a Água pode ser simbolizada pela alma ou a emoção. Escorpião leva consigo as características deste elemento, o que significa sua sensibilidade e vulnerabilidade tão marcantes. Por isso, pode não se controlar e suas reações emocionais acabam passando por frequentes instabilidades interiores.

Este elemento confere ao signo de Escorpião: intuição, sentimentos, sensibilidade, emoção, mediunidade, um temperamento sensível, empático, receptivo e intuitivo.  Todos os sinos de água são signos cármicos.

Marte regente de Escorpião representa o impulso que o ser humano tem para interferir e modificar as condições ambientais, enfrentando os desafios, reduzindo os antagonismos.

 Marte o guerreiro revela uma energia mobilizada para a luta, para as conquistas de metas e objetivos e o adolescente que recebe uma educação  ética irá lutar  com o instinto espiritual, com o amor superior, desinteressado, para o bem de todos. Traços positivos – iniciativa, entusiasmo, força, ambição, gosto pela competição, decisão, coragem, impetuosidade.

Interessante que o controle da vontade está relacionado com o controle da emoção, do instinto, da força de Marte; penso que o carro de Arjuna (vontade da Personalidade.) deve ser controlado por Chrisna (Primeiro Raio – Seja feita  a Vontade de Deus que é soberana. (8)

Poderíamos considerar o Sentimento e a Razão como uma polaridade e a vontade cinética como o resultado de sua união. 

 Marte regente de Escorpião oferece inúmeras possibilidades no destino da criança para se tornar um líder, um general, um comandante, um atleta famoso,  um médico diretor de um grande hospital, um político famoso, um presidente de uma grande multinacional, um engenheiro respeitado e valorizado...

Um líder em qualquer área social e profissional. Representa impulso para a liderança, iniciativa, concentração para alcançar os objetivos, realizar metas,  e  conquistar a independência

Marte “educado” para controle da sua vontade revela audácia, coragem, espontaneidade, iniciativa, liderança, necessidade de conduzir ações, de assumir iniciativas, penetrar, avançar, progredir, conquistar espaços mesmo através de força e violência.

Uma das primeiras necessidades de todo ser humano é a de sentir-se aceito, querido, acolhido, pertencente a algo e a alguém, sentimentos esses em que se baseiam a autoestima.

 A autoestima consiste em perceber-se capaz, sentir-se útil, considerar-se digno. Esses são sentimentos que são mais bem observados na fase adulta da vida humana.

 O esporte é um agente de inclusão social, contribui para a saúde, para o preparo físico, disciplina e concentração; estimula sentimentos de solidariedade, cooperação, autonomia e criatividade. No esporte devemos trabalhar nas crianças o costume de assumir responsabilidades, de trabalhar em equipe, de aceitar e cumprir regras, limites, horários e tarefas estabelecidas.

A criança aprende a lidar com a competição, com o fracasso e com a vitória e leva este aprendizado para a sua vida futura.

Há uma tendência social, educacional, familiar  e cultural de reprimir lideranças, de castrar potenciais criativos para que a criança siga em fila a massa que é guiada inconsciente por uma autoridade estabelecida, para ser “guiada” por autoridades familiares,  políticas, educacionais e sociais.

A criança tem que se “adaptar” as normas estabelecidas como um carneiro segue o Pastor.

Os escorpianos estão entre os signos mais determinados do zodíaco, se não for o signo mais forte. A maneira de utilizar o seu poder, para o bem ou para o mal, será determinada pelo tipo de orientação recebida nos primeiros anos de vida.

“É tarefa dos pais e professores cuidar para que as crianças nunca se vejam diante de uma autoridade tão fraca a ponto de ficarem livres de qualquer controle, ou por medo, assumirem elas próprias a autoridade”. (WINNICOTT, 2005, pág. 101)”

E extremamente importante que estabeleçam fortes valores espirituais o mais cedo possível. Quando essas crianças utilizam o poder de forma positiva, sua influência pode ajudar os outros a realizar mudanças transformadoras. E crucial que sejam orientadas com sabedoria.

Escorpião é, por definição, um dos mais sutis e misteriosos signos do zodíaco, e as crianças desse signo podem ser difíceis de serem compreendidas tanto por seus pais como por si mesmas. A criança precisa visceralmente de sentir que é amada, aceita para  lidar com as suas emoções, e com a sua agressividade.

 O combustível dos escorpiões é a alta intensidade emocional que está bem guardada dentro deles, escondida até ser necessária para uso pessoal. Sua conduta geralmente tranquila encobre os poderosos sentimentos que podem entrar — e entram — em erupção vulcânica periodicamente expressando as feridas ocultas.

Sustos como esses às vezes atingem as almas mais delicadas, portanto é útil saber que essas descargas, em vez de serem meramente destrutivas, costumam ser restauradoras para a criança, especialmente se vistas por você com aprovação e compreensão.

“Uma mãe nos contou sobre a vez em que ela e sua filha escorpiana de três anos e meio estavam encenando uma cena de uma história infantil e os visitantes da noite, que tinham visto recentemente no teatro.

Uma seria a criança aleijada, e a outra seria a mãe, e, de acordo com o que se lembravam da cena, elas deveriam se abraçar chorando.

 Mas, nesse momento, para surpresa de todos, a menina começou de fato a chorar incontrolavelmente, sem nenhum outro motivo a não ser o sentimento de empatia com a triste estória. A menina não viu nenhuma razão para se explicar e, quando suas lágrimas secaram, ela retomou a representação como se nada tivesse acontecido.

Por mais estranho que possa parecer em relação ao que pensamos ser uma infância despreocupada, essas crianças se desenvolvem em meio a emoções intensas.

E pode ser que a família não compreenda suas reações emocionais, muitas vezes motivadas pelo ambiente agressivo e por isso, ser chamada de “demônio feroz”, “bicho perigoso”. Precisamos ficar alertas com os apelidos que de certa maneira induzem a criança a vestir a “máscara” do personagem em sua vida.

 Eles têm uma percepção inata e intuitiva da complexidade psicológica, e às vezes pode parecer que sabem o que você está pensando mesmo antes de você pensar.

 Não estão nada interessadas nas coisas sem sentido, e por toda a vida a maior preocupação dos escorpianos é se aprofundar em cada problema, inclusive nos seus problemas interiores.

 “O que foi, mamãe?”, ele pode perguntar ao ver você sentada, absorta em alguma lembrança ou algum dilema. Como explicar o seu lado mais íntimo para uma criança de dois anos é problema seu, mas tenha certeza de que, de alguma forma, ela já entendeu.

 Você pode até mesmo descobrir que essas crianças podem absorver com facilidade os conflitos inevitáveis entre você e seu cônjuge. Na verdade, o profundo amor que você receberá de seu escorpiano — como se ele o conhecesse de dentro para fora — é apenas o fruto doce de um dos mais profundos relacionamentos que você terá em toda a sua vida.

A emoção de Marte  é a força da paixão que move sua vida.

 Não há nada de superficial nessa ligação, na qual tristeza e alegria, altos e baixos estão intrinsecamente ligados.

Mas, por outro lado, essas crianças podem às vezes ficar obcecadas por emoções negativas, secretamente planejando uma “vingança cruel” contra quem quer que as tenha ferido. Como disse um eloquente escorpiano de quatro anos:

 ‘Eu detesto a chata da minha irmã. Ela é feia, ela não presta, é horrível e fedorenta. Ela vive arranjando confusão e eu vou botar ela na cadeia, e aí eu vou bater com um carro na cadeia, vou atropelar ela até ela ficar em pedacinhos.”

O nascimento de um irmão é uma situação muito pesada, que os pais devem fazer o máximo para atenuar, de preferência preparando com bastante antecedência, e fazendo-a compartilhar com eles o entusiasmo pela vinda do bebê, até mesmo incluindo-a nas novas responsabilidades, talvez com algum tipo de tarefa escolhida para ela em especial.

Infelizmente, às vezes a capacidade da criança de Escorpião para a concentração de emoções a torna vulnerável à mágoa causada por amigos mais instáveis que ela.

Lenta para se aproximar das outras pessoas, ela tende a se apegar com grande lealdade e possessividade aos amigos que afinal escolhe.

Ela simplesmente não pode entender como Andrew pode gostar de Edward quando Edward é uma verdadeira peste, pois desde cedo ela possui uma notável capacidade de discernimento. E pode passar por crises de rejeição em que nem mesmo você pode ajudar.

Apesar de Escorpião compartilhar com os outros signos de água (Peixes e Câncer) uma profunda necessidade de reagir emocionalmente ao mundo, eles tendem inconscientemente a conter e depois a condensar esses sentimentos até que se tornem um impenetrável bloco de gelo.

 A não ser que se dê a essas crianças um começo de vida compensador, elas podem um dia tentar usar essa lâmina inteligente afiada, fria e dura contra os outros, apesar de no fim das contas virem a sofrer por causa disso.

Talvez não seja muito fácil tentar ajudá-los a encontrar uma forma mais leve de descarga das emoções, pois é como tentar desviar um rio usando apenas as mãos, mas a compreensão a tolerância dos pais ao modo de vida necessário ao escorpiano é de importância vital para o sentimento de auto-estima que ele pode desenvolver.

É possível que isto choque alguns pais, mas qualquer dose de sadomasoquismo, por menor que seja, que pode estar latente em qualquer um de nós, é com certeza bem maior no escorpiano.

Tal sadomasoquismo não se manifesta necessariamente de forma destrutiva, mas se você procurar, ele estará bem evidente.” Nossa filha escorpiana adora o seu kit de médico e se diverte principalmente usando a agulha de injeção de brinquedo em seus ‘pacientes”.

Apesar de havermos demonstrado muitas vezes como se dá injeção, ela insiste em preparar suas vítimas com estas palavras de consolo: “Isso vai realmente doer muito.”.

Consciente dessa tendência em seus filhos, você pode aprender a não se perturbar ao perceber a intensidade de amor e ódio de que são capazes.

As emoções extremas são parte daquilo que dá ao escorpiano a sua força,e o antídoto para as adversidades da vida, e elas terão sempre algum peso. Até mesmo o corpo do escorpiano pode mostrar isso, pois muitos deles têm uma constituição compacta que sugere a concentração de poder e força.

O que mais precisam da parte dos pais é a ajuda para expressar sua forte energia, seja por meio de brincadeiras e esportes brutos, ou de jogos imaginários em que se permite a agressão — soldados de brinquedo, uma roupa de bruxa, ou talvez um castelo em cujo calabouço está preso um dragão que solta fogo pela boca.

Na verdade, a imaginação é a principal válvula de escape para o intenso escorpiano. Os contos de fada podem oferecer respostas profundas para os enigmas com que ele consciente- mente se debate, portanto não se esqueça dos contos ao tentar criar seu filho de acordo com as técnicas mais modernas e esclarecidas.

Existem mensagens espirituais escondidas nas simples palavras dessas crianças. Descobrimos que nossa filha adora mitologia grega, os contos de fadas clássicos e estórias da Bíblia tanto quanto gosta de qualquer fato relacionado às crianças de hoje.

Um outro ponto forte da criança de Escorpião é o gosto por quebra-cabeças de todos os tipos, principalmente pelos mais complicados, pois estes são tão interessantes de serem montados como de serem desmontados.

 Essas crianças são abençoadas com um senso de determinação e um poder de autodisciplina que as farão ter sucesso em qualquer trabalho difícil no futuro; e você pode aproveitar isso também agora para fazer com que elas o ajudem a encontrar aquele livro que já deveria ter sido entregue à biblioteca ou a descobrir como desembaraçar o novelo de lã com que o gato esteve brincando.

Os pais da criança precisam saber que a agressividade  é algo próprio da "natureza" das crianças. É um tipo de comportamento que tem uma função no desenvolvimento delas e, faz parte do instinto de sobrevivência e que a função da educação é dar limites, regras a condutas agressivas e reativas.

“Até completarem 3, 4 anos, as crianças são desprovidas de recursos para lidar com a frustração. Imagine um bebê cheio de curiosidade e desejos. Quando suas vontades não são atendidas, surge um sentimento de decepção muito forte – e rápido. Ele não sabe lidar com essa intensidade. Como não fala, não tem argumentação e raciocínio, usa o físico para se manifestar. “A criança pequena não tem competência cognitiva para trabalhar a frustração. Ela agride para se defender do que sente e não entende aquilo como uma agressão. É instintivo””

Normalmente, acontece quando se sente frustrada ou quando necessita mostrar aos pais que algo não vai bem. Por isso precisa de um "para com isso" ou "eu não quero que você faça". É como se ela pedisse para levar uma bronca. Nessa hora é como se o adulto emprestasse seu controle para a criança”.

Pais permissivos, tolerantes que incentivam o comportamento reativo e agressivo podem incentivar uma personalidade que não se adapta a regras,  ao grupos, à escolar, ao trabalho.

O ideal da educação clássica é de ordem ética: tornar a criança uma pessoa boa e bela: com uma formação moral correta”. Em lugar de fixar limites procura levar ao limite a idéia de educação. Assim, o estado de um Espírito é plenamente desenvolvido, tendo desabrochado todas as suas virtualidades, a do homem tornado verdadeiramente homem. Marrou I.H

A maioria das crianças de Escorpião responde bem a projetos relacionados com a natureza, que podem ser sugeridos pela escola ou em casa, pelos pais.

 Um formigueiro, um coelho ou um hamster (principalmente se puderem vê-los nascer), ou o cuidado para com um passarinho que caiu do ninho podem ser ao mesmo tempo fascinantes e informativos. Realmente, suas inúmeras perguntas perspicazes acerca dos segredos da natureza podem levar você a se questionar de novo sobre as coisas por algum tempo.

Do nascimento a um ano de idade

A primeira expiração de seu bebê de Escorpião pode ser um berro de angustiante intensidade, que fará o obstetra desejar que você não tenha nenhum vizinho muito próximo. Durante os anos seguintes, você saberá que acordá-lo de seu tranquilo sono pode causar um ataque de fúria.

Você logo aprenderá a respeitar a persistência dessa criança. Se ela quiser colo, provavelmente não vai parar de chorar até que você a pegue, e não será possível fazê-la dormir apenas parando de amamentá-la, assim como não adiantará dar-lhe mamadeira com água quando ela quiser leite.

Em geral, os bebês de Escorpião reagem com energia a qualquer estímulo; eles querem conhecer seu mundo de maneira sensível e intensa.

Você vai notar como seu bebê está extraordinariamente alerta, mesmo antes de ele ter duas semanas, e se compadecer com o extremo esforço que ele faz para colocar os olhos em foco. Uma vez que o consiga, ele pode olhar fixamente, como que em transe, para o móbile preso no berço, em vez de pegá-lo.

 E enquanto o bebê do vizinho pega o chocalho, bate um pouco com ele e o larga, a atitude característica de seu bebê será acariciá-lo de modo lento e pensativo, explorando-o sensorialmente.

Os escorpianos em geral reagem com lentidão a estímulos novos, como você pode constatar ao dar o primeiro banho em seu bebê e ele se debater e berrar com energia. Mas se você não tentar contrariar a resistência da criança, ela provavelmente acabará adorando brincar com a água.

Um ano
Quando começar a andar, o seu escorpiano com certeza dará gritos de prazer enquanto caminha a seu lado aos trambolhões ou corre atrás de uma bola que você joga, e essa atividade será provavelmente útil para queimar a energia que, de outra forma, seria usada em atividades que você talvez não aprovasse.

 Uma lição importante que os escorpianos precisam aprender na vida é como resistir à tentação, mas você não deve esperar que seu filho de um ano resista à ideia de descobrir a que distância pode atirar os copos; a mudança de objetos valiosos para as prateleiras mais altas ou para os armários com chave pode evitar o confronto constante, inútil e cansativo.

Os escorpianos nessa idade costumam ser tímidos com as visitas adultas que não conhecem bem, e precisarão de algum tempo para avaliar a nova baby-sitter que você escolheu.

Apesar de todo o seu esforço para entusiasmá-lo, o seu pequeno escorpiano pode não se interessar por muitos brinquedos que você comprou para ele. De fato, ele pode ficar tão absorvido por um ou dois que acaba não brincando com mais nada.

 A menina pode carregar para todos os lados alguns pequenos objetos, tais como prendedores de cabelo ou alfinetes de fralda com pontas de plástico.

E provável que mostre persistência para aprender uma habilidade nova como, por exemplo, abrir a tampa de seu pote. Mas quando estiver cansada, pode reagir à falta de sucesso chutando ou atirando longe o objeto que a está frustrando, e logo em seguida berrar de raiva.

Não se surpreenda se o seu escorpiano frustrar os seus esforços para ensiná-lo a usar o banheiro. Se ele parece satisfeito com a sensação morna causada pelo peso em suas fraldas, você provavelmente deve adiar os esforços por alguns meses.

Dois anos
Os escorpianos mostram muitas vezes um interesse precoce pelo processo de nascimento; na companhia de uma visita grávida, uma criança desse signo uma vez exclamou entusiasmadamente uma de suas primeiras frases completas: O bebê na barriga sai pela vagina!”.

Você descobrirá que o seu escorpiano é capaz de se divertir sozinho por longos períodos de tempo, principalmente se você começar por dar-lhe atenção exclusiva durante mais ou menos uma meia hora.

 Os escorpianos de dois anos se prendem tipicamente à rotina — mais do que muitas crianças da mesma idade—. e sua exigência de repetição (o mesmo disco muitas e muitas vezes, a mesma estória na hora de dormir) pode deixar você quase louco.

Seu escorpiano brinca muito bem com uma criança mais velha, mas você deve cuidar para que ele não se prenda demais ao novo amigo, pois quando a criança mais velha se cansar da relativa incompetência de seu filho, este pode sofrer muito com a rejeição.

Três anos.

Seu escorpiano de três anos é provavelmente capaz de formar relacionamentos fortes e afetuosos com crianças da mesma idade, desde que ele seja a parte dominante. Você pode muitas vezes acabar com o mau humor do escorpiano de três anos contando-lhe um segredo ou dizendo-lhe que há uma surpresa no quarto ao lado.

Essas crianças adoram usar fantasias feitas de roupas velhas de adultos junto com bonitos retalhos de fazenda, e você vai se divertir vendo sua filha nesses trajes, imitando-o para as bonecas, explicando-lhes o certo e o errado da vida.

Elas costumam se interessar muito pelas relações familiares; um escorpiano de três anos, ao ver um boi cruzando a estrada ou um cachorrinho na casa de um amigo, pode perguntar: “Mas onde estão o pai e a mãe dele?”.

 Essas crianças costumam ser bastante afetuosas com o pai e com a mãe, mas a maneira de expressarem seus sentimentos pode ser sutil.

Um escorpiano de três anos, cujos pais estavam tentando lhe ensinar francês, perguntou: “Como se diz que um menino ama seu pai e sua mãe?”. No entanto, esse apego todo pode estar sujeito a fortes reviravoltas e às vezes você é atingido por algo como “eu queria que você morresse!”.

Muitos escorpianos nessa idade são perturbados por frequentes pesadelos com monstros e lobos; se você puder assegurá-los de que estão a salvo em casa com você, em geral eles voltam a dormir sem dificuldade.

Quatro anos
O seu robusto e habilidoso escorpiano de quatro anos pode ter atitudes extremas. Ou é um anjo, afável, fazendo atenciosamente aquilo que você manda, ou é impossível, respondendo de maneira grosseira a qualquer coisa. No pré-escolar ele é mais um observador do que um participante ativo, mas quando resolve fazer uma tarefa, é capaz de trabalhar com persistência até que a tenha terminado.

 Aos quatro anos, os escorpianos não fazem amigos com facilidade, mas os poucos que têm podem ser tão chegados que a separação no fim do dia torna-se difícil.

O seu escorpiano de quatro anos pode fazer muitas perguntas sobre sexo, e é melhor que você as responda de modo sucinto, dando-lhe precisamente a informação pedida.

 Ele pode ficar fascinado com bonecos de plástico que representem realisticamente um homem mulher, o que é  provável que lhe satisfaça  a curiosidade melhor do que a explicação dos pais.

Cinco anos
Aos cinco anos, o seu escorpiano pode ser bem mais recatado do que antes; daqui por diante, o que quer que aconteça no banheiro será assunto dele.

Quando ele ficar aborrecido com você, não berrará dizendo insultos ou ameaças como fazia aos quatro anos; agora ele pode lançar um olhar arrogante e devastador, e você terá que ajudá-lo a descarregar os sentimentos, a fim de que não se torne rancoroso.

 Alguns escorpianos nessa idade tendem a ser bastante mandões com as outras crianças, constantemente repreendendo-as para que obedeçam às regras.

O seu escorpiano talvez adore ficar por perto absorvendo as fofocas dos adultos, e — cuidado! — provavelmente entende mais do que você pensa.

Na realidade, essa fascinação expressa o apetite apaixonado do escorpiano pelo lado oculto da vida, uma decisão de vivenciar o mundo em sua dimensão mais profunda.

 Quando a preocupada mãe de uma menina com a lua em Escorpião lhe perguntou por que ela insistia em pular nas poças, saltar de um lado para o outro e se pendurar nas grades das pontes sempre que saíam para passear, Gina, de cinco anos, respondeu: Oh, eu adoro viver perigosamente!”.

Tomé, o descrente! Sem dúvida, é nosso apóstolo de Escorpião. foi ele quem não acreditou na ressurreição de Cristo, até encontrá-lo e tocar em suas feridas. Típico de Escorpião, que diz: “Prove! Sempre cético, precisa experimentar pessoalmente para acreditar aceitar. Contudo, uma vez convencido e decidido a compromete se, mostra uma determinação apaixonada e grande lealdade.

Os escorpianos são verdadeiros lutadores e vivem o lema: “Quando as coisas ficam difíceis, o ‘durão’ entra em ação”. São as crianças que muitas vezes não choram quando se machucam ou apanham, pois não gostam de demonstrar fraqueza.

 Ao contrário, cerram os dentes ou olham pai o infligidor com olhos penetrantes e desafiadores, muitas vezes pensando: “Espere; um dia eu devolvo”. Tendem a ser vingativas; portanto, é muito importante que desde cedo aprendam a esquecer e perdoar. Ajude-as a perceber que não é bom guardar rancor e manter pensamentos negativos.


Para essas crianças não existe meio-termo. É branco ou preto, demônio ou anjo: é um signo fixo de Água. Um exemplo: o cientista Jonas Salk foi um escorpiano que usou  seu poder na expressão positiva; o assassino Charles Manson, outro escorpiano, usou-o na expressão mais negativa.

Os símbolos atribuídos a Escorpião explicam as escolhas que seus nativos fazem. Esse é o único signo que possui três símbolos diferentes! Primeiro, o escorpião, que é a expressão do poder inferior, com fortes instintos de sobrevivência e autopreservação, embora possa picar a si próprio se não tiver outra coisa por perto.

 Segundo, a águia, símbolo das alturas a que seus nativos podem ascender.

Terceiro, a Fênix, que ressurge das cinzas depois da morte e se transforma.

 Transformação é uma palavra-chave de Escorpião, e todos os nativos desse signo devem passar por esse processo para cumprir o seu destino. Eles precisam submeter o ego, ou personalidade ao espírito e usar sua força para servir o mundo; precisam conhecer os grandes líderes da História, os bons e os destrutivos.

 Isso os ajudará a enfatizar a importância das escolhas que fizerem durante a vida e os orientará no caminho superior. Infelizmente, o lado negativo ofereceu-nos alguns dos criminosos mais frios e brutais já conhecidos.

 Eis alguns exemplos de escorpianos famosos: Theodore Roosevelt, Charles Atlas, Picasso, John Phillip Sousa, Marie Curie, George Patton, Nehru, Martin Luther e Daniel Boone!

No corpo físico, Escorpião rege os órgãos reprodutores, o que explica sua energia dinâmica e criativa. As crianças de Escorpião possuem fortes poderes regeneradores, no plano físico e psíquico, e se recuperam das experiências mais devastadoras, tornando-se ainda mais fortes.

Elas têm coragem e convicção, e não compreendem e nem têm paciência com os tímidos e fracos. Essas crianças abordam as situações com entusiasmo sincero, como desafios estimulantes. A maioria dos escorpianos está destinada à fama por suas grandes realizações.

Muitos consideram os escorpianos pessoas difíceis por serem muito reservados. Por outro lado, como possuem habilidades psíquicas muito desenvolvidas e são capazes de enxergar além da superfície, é difícil guardar segredo deles.

Será inútil para os pais de um escorpiano tentar esconder alguma coisa. Ele espera e precisa de respostas sinceras a suas perguntas e geralmente consegue lidar bem com a verdade, em qualquer situação.

Para discipliná-lo, avalie bem a situação antes de agir e certifique-se de que está aplicar o castigo justo. Não esqueça de pedir sua ajuda para a realização de projetos, em vez de dizer o que ele deve fazer. Não exija sua colaboração. Isso só despertará seus traços de perversidade — e ele fará exatamente o contrário!

Essas crianças possuem emoções fortes e experimentam a vida com intensidade. Uma das grandes lições que você pode ensinar a elas é afastar-se dos sentimentos e observar-se de modo mais objetivo. Essa lição levará uma vida para ser aprendida, mas o esforço valerá a pena.

Quando as emoções não são controladas ou utilizadas positivamente, existe o perigo de, pela intensidade envolvida, provocar uma destruição inacreditável para elas próprias (o escorpião que pica a si mesmo) e para os outros.

Elas têm língua afiada, inteligência aguçada e tendem ao sarcasmo. Precisam ter consciência de que suas palavras podem causar danos permanentes. Se desenvolverem a compaixão e a humildade, suas paixões atingirão um nível mais elevado e serão utilizadas para auxiliar os outros.

Ensine-lhes a lei de causa e efeito — ou seja, tudo o que sai de nós é recebido de volta... ou tudo o que vai, volta. E um bom incentivo para torná-las mais amáveis e benéficas. Aprender a oferecer a outra face controlará a tendência à vingança. Quanto mais cedo elas entenderem isso, quanto antes trabalharem no sentido de purificar o veneno do Escorpião, será melhor para todos.

Finalmente, essas crianças, como o Escorpião , parecem estar sempre na defensiva, portanto, desista de tentar enganá-las, iludi-las ou manipulá-las. Trate-as de maneira aberta e honesta. Transforme-as em aliadas, e você será protegido por sua força e terá sua lealdade por toda a vida.

Consulte Mercúrio em Escorpião para informações sobre as palavras-chave que devem ser usadas em sua comunicação com a criança de

Escorpião.
Poema de aniversário de Escorpião
Uma oferenda para Escorpião, o mais poderoso dos signos, com todo o amor e o respeito de nosso coração e nossa mente.

Sua determinação é maravilhosa, qualidade que você sabe usar quando nos mostra como é.

Como o apóstolo Tomé, sua descrença é forte e o mantém reservado e lento para unir-se à multidão. Você compreende coisas que são de difícil compreensão, conhece as profundezas da sabedoria e mostra o que significam. Sabemos que os segredos são parte instintiva sua, mas se decide compartilhá-los tudo o que nos diz é verdadeiro. Nós o amamos por sua força e queremos que você ame a si mesmo; desejamos-lhe felicidade, paz e boa saúde. Tenha um ano repleto de coisas belas, com todas as dádivas que um mundo pode oferecer, Feliz aniversário hoje e em todos os aniversários que viver.

 Precisamos compreender o elemento água para assim decifrar o mundo enigmático de Escorpião que  é  um signo fixo de água que se  revela com convicção, determinação, concentração.

Cada elemento tem sua maneira especial de compreender a vida. O  signo de Escorpião têm como traço predominante perceber e avaliar o mundo de uma forma emocional.

A relação lógica entre os fatos, tão importante para os signos do ar, não tem um papel importante neste caso. Para o tipo água o importante é o sentimento despertado por uma pessoa, objeto ou situação. Tudo é julgado por esse enfoque.

Para a consciência, o sentimento é um processo quase inexplicável, mesmo quando se torna um meio específico para se observar o mundo.

Um envolvimento profundo, sensível, empático, e emocional em suas vivências é característico dos signos de água, mesmo que não o demonstrem. A sensibilidade pode torná-los tão vulneráveis que tendem a se esconder por trás de uma máscara sem emoções, uma das razões pelas quais o tipo água nem sempre aparece como caloroso, sensível e empático.

 O processo de sentir pode dominar este tipo de tal forma que o mundo apenas lhe serve como impulso, movimentando ou mantendo esse processo de modo que uma reação calorosa não precise acontecer. O elemento água pode, então, ser “frio” também ao toque.

Como a consciência do tipo água se orienta através do sentimento, precisa de estímulo constante do exterior. Esta necessidade torna o signo de escorpião exigente, absorvente, ansioso e dependente. Através do contato emocional com o mundo externo, sente coisas que não podem ser explicadas.

 Chegam tão perto do âmago de uma situação que algumas vezes acertam em cheio. Por esta razão é difícil que consigam expressar suas conclusões em palavras.

 A criança pequena demonstra uma nítida ambiguidade; deve obedecer a seus impulsos naturais, tão fortes e intensos, deve ou adaptar-se socialmente para que seu self consciente em formação seja aprovado?

O Escorpião também se esteia no inconsciente — e de fato é conhecido por isto. Este signo água, considerado pelo mundo como muito emocional, e está sempre organizando e analisando tudo o que vivencia.

O inconsciente é reativado pela energia regressiva do signo fixo. Quando Escorpião explora seu inconsciente, está somando uma avaliação sentimental e uma experiência da vida, a um esforço constante para analisar e explicar as coisas racionalmente.

Pesquisado por Dharmadhannyael
Este texto está livre para divulgação desde que seja citado a Fonte. haja luz para compartilhar para o bem de todos.

Este texto é resultado de uma pesquisa, é uma compilação,  uma interpretação de ensinamentos de vários autores como:

1. Ricardo Nunes Consciência, Virtude e Liberdade sob a Perspectiva da Tradição Filosófica Ocidental e do Espiritismo.http://www.viasantos.com/pense/arquivo/1349.html
2. Liz Greene e Howard Sasporta.
3. Alan Leo
4 Dane Rudyar.
5 Márcia Mattos.
6. Maria Eugênia de Castros.   e outros.

7. WINNICOTT, D. W. A Criança e o seu Mundo. 6 ed. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro,
1982. 272 p.
______. Privação e delinqüência. In: Natureza e origens da tendência anti-social. 4 ed.
São Paulo: Martins Fontes, 2005. p. 89-127.
8. Alice Bailey.

Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/
Meus blogs
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/dharmadhannyael
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.



Eu estou no G+ :
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário